Passava das 16h40 desta terça-feira, 22, quando sob forte emoção e aplausos, foi sepultado na Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua de Itirapina, o corpo do Monsenhor José Maria Fructuoso Braga, 93 anos, que faleceu na segunda-feira dia 21. Logo após a confirmação de sua morte, fiéis de toda comunidade, da região e de vários estados brasileiros começaram a chegar para prestar a última homenagem ao Padre Zé Maria que se destacou durante toda sua vida pela evangelização e por atuar como formador de evangelizadores. Entre outras tarefas, ele se destacou pela atuação na formação de seminaristas, trabalhando no Seminário Diocesano de São Carlos durante 15 anos, como professor, diretor espiritual e reitor. O prefeito de Itirapina, José Maria Cândido, decretou luto oficial de três dias.
Há mais de 30 anos, Padre José Maria atuava na Paróquia de Itirapina, e nunca desistiu da tarefa de ensinar, evangelizar e catequizar. A missa de corpo presente que antecedeu seu sepultamento contou com a presença de bispos de diversas partes do Brasil, entre eles Dom. Gilberto Pereira Lopes, de Campinas e Dom Francisco Carlos da Silva Bispo de Ituiutaba/MG. Todos os Bispos presentes prestaram homenagens e falaram sobre a vida do Monsenhor, destacando a figura carismática, perseverante e grande formador do Clero brasileiro. Padre José Maria era conhecido nacionalmente, sendo que na tarde de seu sepultamento, quase todos os bispos, padres e presbíteros presentes à cerimônia, eram seus ex alunos que vieram se despedir do professor de teologia, que marcou significativamente a vida de cada um deles.
O Bispo Diocesano de São Carlos Dom Paulo Sérgio Machado, estava viajando e impossibilitado de comparecer a cerimônia, escreveu sobre a despedida do Monsenhor, em carta que foi lida durante os atos solenes da Santa Missa, descrevendo o Monsenhor como: “um grande ícone da Igreja, exemplo para todos nós”. Dom Paulo Sérgio ainda lembrou de todo trabalho do Monsenhor, de sua importância na Diocese de São Carlos e em todo trabalho e legado deixado pelo querido Pe. Zé Maria”.
Padre José Donizete (Dony), que há 32 anos esteve ao lado do Padre José Maria, estava muito emocionado e abalado com a perda, pois durante todos estes anos cuidou com muito carinho dedicação e competência do Monsenhor, especialmente nestes últimos anos, quando sua saúde já estava debilitada padre Dony não saiu do seu lado nem por um instante e não mediu esforços para garantir-lhe toda assistência necessária, carinho, atenção e cuidados para que nada lhe faltasse, e que ele tivesse uma vida digna. Padre Dony, em suas últimas palavras na missa e sepultamento do Padre Zé ainda agradeceu: “com muita gratidão, agradeço a todos que estiveram comigo na missão de cuidar do Padre Zé Maria, mais que um grande amigo e pai, para mim. Foi ele que me acolheu quando jovem cheguei a esta paróquia, e estivemos trabalhando juntos, sempre dividindo tudo, e decidindo junto o trabalho a ser realizado na comunidade. Agradeço em especial do médico Dr. José Cesar Briganti (São Carlos), que sempre cuidou com muita atenção e dedicação do Monsenhor, na pessoa do qual também agradeço a todos os médicos, que o atenderam, enfermeiras, cuidadores, e aqueles que estiveram com ele quando ele mais precisou”. As palavras do Padre Dony emocionaram o grande número de fiéis, que lotaram as dependências da Igreja Matriz para as últimas homenagens ao Padre Zé Maria, que vai deixar um grande legado de fé, carisma, dedicação e evangelização.
Padre Éverson do Prado, pároco em Nova Europa aprendeu muito com o Monsenhor José Maria. Fez estágio pastoral em 2003 na Paróquia Santo Antônio. Monsenhor José Maria brincava com o então seminarista Everson dizendo que gostava de cantar. Descanse em paz Monsenhor José Maria!
FONTE: JORNAL 1ª PÁGINA DE SÃO CARLOS